Medidores Nucleares

Serviços que oferecemos:

Supervisão em Radioproteção Industrial na área de Medidores Nucleares, Radiografia Industrial e Aceleradores de Partículas;

Elaboração de Planos de Radioproteção;

Consultoria em processos de licenciamento e renovações de autorização junto à ANSN (Agência Nacional de Segurança Nuclear e à CNEN Comissão Nacional de Energia Nuclear);

Elaboração de Laudos;

Avaliações e Levantamentos Radiométricos;

Realização de auditorias em Serviços de Radioproteção;

Realização de testes de fuga em fontes radioativas (de acordo com as recomendações internacionais e dos fabricantes a verificação da integridade das fontes radioativas utilizadas nos medidores nucleares deve incluir um teste de avaliação de contaminação que chamamos de teste de fuga ou teste de esfregaço);

Treinamentos e reciclagens;

Consultoria em processos para isenção dos requisitos de radioproteção junto à CNEN.

Medidores nucleares são equipamentos utilizados na indústria no controle de processos ou de qualidade.

O que são medidores nucleares?

Medidores nucleares são dispositivos que utilizam fontes radioativas ou equipamentos geradores de raios X para medidas de parâmetros, tais como: espessura, densidade, umidade e nível. Medidores nucleares normalmente incorporam uma fonte radioativa (blindada), um detector de radiação e um obturador. Embora a radiação seja emitida o tempo todo, o obturador pode ser fechado para blindar o feixe de radiação.

Consultoria em Radioproteção para Medidores Nucleares em uso industrial para controle de processos ou controle de qualidade.
Medidor Nuclear utilizado para medir espessura de filmes plásticos

O princípio de funcionamento consiste em uma fonte radioativa blindada ou um equipamento gerador de raios X juntamente com um detector de radiação de modo que a radiação interaja com o material a ser analisado antes de chegar ao detector, fornecendo dados em tempo real.

Quanto a sua mobilidade podem ser fixos ou móveis, e as propriedades únicas das radiações ionizantes são usadas de três modos básicos, que são: por transmissão, retroespalhamento ou dispersão.

A utilização desses equipamentos é grande, em diversas atividades industriais.

A utilização destes equipamentos requer pessoal, certificado, especializado e bem treinado na área de proteção radiológica de acordo com os requisitos das diversas Normas CNEN.

Naqueles em que há fonte radioativa os cuidados são ainda maiores, e envolve requisitos de proteção física do equipamento que contém a fonte radioativa.

Radiz Consultoria e Serviços de Radioproteção Ltda.